Return to site

NÚCLEO DE PSICOLOGIA E RELAÇÕES RACIAIS

O Bloco Afro Angola Janga, para além de um bloco carnavalesco, é destinado à formação e assistência, assim sendo é também um espaço propício para o desenvolvimento, cuidado da saúde mental e da formação integral do sujeito.

O Núcleo de Psicologia e Relações Raciais é parte integrante do Bloco Afro Angola Janga e foi fundado em 2017 por psicólogos e ativistas comprometidos e familiarizados com a interface Psicologia e Relações Raciais, sob coordenação de Laila Carolina Resende. Baseia-se na convicção de que o enfretamento ao racismo, a discriminação e o preconceito se faz necessariamente pelas vias subjetivas, políticas e psicossociais. O racismo viola direitos humanos e prejudica a saúde psíquica do sujeito na medida em que, expostos a esses fatores, existe uma propensão maior a desencadear depressão, estresse, síndrome do pânico, fobia social, distorção de auto imagem, dentre outros.

O Núcleo tem por objetivo desenvolver estratégias de identificação, elaboração, desconstrução e enfretamento do racismo e seus efeitos subjetivos e psicossociais.

O trabalho do Núcleo de Psicologia e Relações Raciais do Bloco Afro Angola Janga se apresenta em três modalidades: Oficinas, Palestras e Plantão Psicológico. Apresenta-se como possibilidade terapêutica uma vez que, acolher a demanda do indivíduo auxilia no desenvolvimento de sua autonomia e propicia espaço de reflexão e tomada de decisões.

O trabalho do Núcleo visa a intervenção de forma construtiva, pautada pela participação crítica e reflexiva. Procura garantir princípios éticos, permitindo aos indivíduos que se tornem pessoas autônomas e sobretudo respeitadas em sua dignidade humana.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly