Return to site

UM GURU PARA CHAMAR DE MEU

Técnica para melhorar a autoestima.

Técnica para diminuir a ansiedade.

Técnica para sentir se de bem com a vida.

Técnica para desapegar de uma pessoa.

As pessoas estão sempre em busca de técnicas. Queremos fórmulas, respostas, maneiras de resolver as coisas quase que instantaneamente e de preferência que nos sejam dadas pelos outros. Porque isso nos poupa esforço, energia e nos isenta da auto responsabilização.

Mas o que acontece é que quando a gente busca externamente algo ou alguém que possa nos dar a “receita do bolo” significa que estamos desconectados de nós mesmos, da nossa essência, das nossas reais necessidades. Se existe um desconforto, uma questão mal resolvida, é para isso que devemos olhar. Buscar um suporte externo auxilia, mas se a mudança não é estrutural, internalizada, ela não é sustentável e pode fazer com que a gente caia na armadilha de estar sempre dependendo emocionalmente do outro. A gente precisa se apropriar da nossa responsabilidade. Saber identificar o que eu sinto, o que fazer com isto, ouvir-se, acolher-se , compreender-se, tudo o que nos leva a ter uma boa relação consigo mesmo.

As técnicas podem até dar um empurrãozinho, mas ancorar nossas emoções em um local externo é algo extremamente frágil. A psicoterapia vem como um processo de autoconhecimento que facilita desenvolver este lugar internamente. Psicoterapeutas trazem reflexões, fazem apontamentos, considerações, facilitam a auto escuta. Ajuda a tratar as angústias que por vezes vem acompanhando o mar de incertezas. No entanto, quem de fato vai fazer o movimento para que a transformação aconteça não é o profissional.

O caminho está dentro de nós e é feito ao caminhar. Cada um ao seu passo, seu ritmo e suas paisagens. Este processo é complexo e continuo. Feito ao longo de toda vida.

Laila Carolina Resende

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly